Manutenção Proativa

A Importância do Suporte e Atualizações Periódicas

Assim como um carro necessita de troca de óleo e manutenções regulares para manter seu bom funcionamento, um site também exige cuidados periódicos. Isso se deve à constante e inevitável depreciação tecnológica do código-fonte com o passar do tempo.

A manutenção proativa visa atualizar o código-fonte, plugins, componentes, extensões, temas e quaisquer outras partes essenciais para o bom funcionamento do site ou sistema. Essa prática garante a compatibilidade com novas tecnologias, otimiza o desempenho e previne falhas.

Outro ponto crucial é a segurança. Um código-fonte desatualizado coloca em risco a segurança de qualquer projeto. Isso se deve tanto à vulnerabilidades no próprio código quanto à configuração do servidor, que também depende da atualização do código-fonte para garantir sua proteção. Essa relação de compatibilidade entre os elementos do site é fundamental para a segurança da informação.

Impacto da não atualização do código-fonte e adjacentes

 

1. Obsolescência:

Com o passar do tempo, novas tecnologias e recursos surgem, tornando as versões desatualizadas do site incompatíveis com as demandas atuais. Isso pode gerar problemas de usabilidade, lentidão, mau funcionamento e até mesmo a inviabilidade de acesso ao site em alguns navegadores ou dispositivos.

2. Segurança:

Sites desatualizados são mais suscetíveis a ataques cibernéticos, pois exploram falhas de segurança já corrigidas nas versões mais recentes. Invasores podem obter acesso a dados sensíveis, instalar malwares ou até mesmo derrubar o site completamente.

3. Inviabilidade de atualizações futuras:

Em casos extremos, a defasagem tecnológica pode se tornar tão grande que a atualização do site se torna inviável. Isso significa que o site precisa ser completamente refeito do zero, o que gera custos e tempo adicionais.

A negligência na atualização do código-fonte e seus complementos pode acarretar diversos problemas para um site, como obsolescência, vulnerabilidades de segurança e até mesmo a inviabilidade de atualizações futuras.
Para garantir o bom funcionamento e a segurança do seu projeto, recomendamos a realização de atualizações periódicas, com frequência de 1 a 2 vezes por mês. As atualizações exigem expertise técnica e devem ser realizadas por profissionais qualificados com conhecimento do framework e/ou linguagem de programação utilizados no seu projeto. A NextGrid possui uma equipe experiente e dedicada à manutenção de projetos, mas você também tem a liberdade de contratar outros profissionais de sua confiança.

Manutenção Proativa

O serviço é um plano de suporte mensal para projetos desenvolvidos pela NextGrid, que operam de forma autônoma, sem a necessidade de lembretes para que as correções e atualizações sejam realizadas. O cliente conta com um eficiente diagnóstico e soluções rápidas em casos de falhas nos scripts, que podem ser ocasionadas por terceiros (invasões hackers) ou pelo próprio cliente (falha humana).

Planos Disponíveis na NextGrid

Start

R$ 69/mês

(Período mínimo de 3 meses)*

  • Atualizações de núcleo (WordPress)
  • Atualizações de plugins, extensões, componentes, módulos e temas
  • Correção de falhas de layout
  • Correção de links quebrados e erros 404

Basic

R$ 119/mês

(Período mínimo de 3 meses)*

  • Todos os itens do plano Start+
  • Manutenção/Atualização do código-fonte dos formulários
  • Implementação de backups
  • Serviço de backup mensal
  • Sistema de cache (WP Rocket)
  • Ação emergencial em casos de ataque hacker
  • Plugin de segurança NextGrid
  • Implementação de ACL – Boas práticas de segurança para os usuários

Advanced

R$ 199/mês

(Período mínimo de 3 meses)*

  • Todos os itens dos planos anteriores +
  • Backup semanal
  • Restauração do site em caso de pane em até 1 hora (exceto aos sábados)*
  • Atendimento prioritário no WhatsApp
  • Otimização mensal de imagens (ganho de velocidade)
  • 01 hora mensal para suporte técnico ao site, alinhamentos ou esclarecimentos de dúvidas sobre o WordPress
  • Sistema de monitoramento
  • Aprimoramento de interface de administração
  • Personalização de login
  • relatórios mensais

O que não está incluso (Opcionais):

Consulte o valor da hora de suporte para serviços opcionais

  • Evolução de novas funcionalidades no site/sistema
  • Atualização de plugins ou extensões pagas (requer compra e renovação com o desenvolvedor)
  • Criação de páginas, conteúdo e peças gráficas
Itens que impedem a prestação do serviço:
  • Projeto não desenvolvido pela NextGrid
  • Não fornecimento dos acessos necessários para execução do suporte
  • Servidores Windows ou que não correspondem aos requisitos do próprio CMS